segunda-feira, 30 de novembro de 2015

DESABAFOS

Já procurei em vão pela felicidade plena, até perceber que tal não existe. Existem momentos de felicidade que posso/quero guardar e relembrar, já tive fases boas na vida e outras menos boas, mas todas elas me ensinaram alguma coisa.
Ensinaram-me que - mesmo sendo uma alma desassossegada - se pode viver com mais calma, sem maus humores, birras, ensinaram-me a aceitar com um sorriso - mesmo quando dói - , ensinaram-me que sou eu que tenho que definir o meu caminho, ensinaram-me que devagarinho e com vontade tudo se resolve. Ensinaram-me a agarrar cada bocadinho bom, a viver um dia de cada vez, a viver apenas o presente - o único tempo que realmente existe.
Ensinaram-me a descontrair, a não sofrer por antecipação, ensinaram-me a gostar mais de mim, para assim, poder gostar mais dos outros, daqueles que me preenchem os dias, a cabeça e o coração.
Mesmo havendo merdas que me chateiam, irritam, desorientam, que me fazem passar da marmita, já sei lidar melhor com elas, já consigo ter mais serenidade e discernimento para as ultrapassar.
Há ainda muitas arestas por limar, vou tentando, mas às vezes não me apetece e desisto e depois volto a tentar ...., e depois choro por mim e depois rio-me de mim.
Ninguém é feliz toda a vida, ninguém é infeliz a vida toda. Viver é dar espaço à angústia, à tristeza, ao desamor, ao desalento, à indiferença, à alegria, à paz, ao carinho, à emoção.



sexta-feira, 27 de novembro de 2015

PARA TI, PAI

"Meu pai, o que é a Liberdade?

A liberdade, meu filho,
é coisa de assustar:
visão terrível (que luta!)
da vida contra o destino
traçado de ponta a ponta
como já contada conta
pelo som dos altos sinos.
É o homem amigo da morte
Por querer demais a vida
(...)
É sonho findo em desgraça
desta alma que, combalida,
deixou suas penas de graça
na grade em que foi ferida...
a liberdade, meu filho,
é a realidade do fogo
do meu rosto quando eu ardo
na imensa noite a buscar
a luz que pede guarida
nas trevas do meu olhar"


Excerto do poema do escritor e poeta brasileiro Moacyr Félix, do livro Canto para as transformações do Homem; que dedico ao meu pai, hoje, dia do seu aniversário. Porque a Liberdade é um valor que lhe é - sempre será - muito caro, um valor pelo qual lutou, e uma das causas mais bonitas que com ele aprendi.

  

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

AINDA VENEZA

Em Veneza tive dúvidas terríveis, ele era Chanel, Dior, Miu Miu, Bottega Veneta, mais algumas de que já nem lembro o nome, e eu sem saber para onde me virar, que o tempo não dava para tudo.
Decidi-me pelo mais sensato, continuar a conhecer Veneza e deixar as Chaneis e companhia para outra encarnação. As opções que uma pessoa é obrigada a fazer na vida!





quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ALERTA

25 de Novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Cabe a todos nós estar alerta sobre estas situações e denunciar, para eliminar os números assustadores, que todos os anos se verificam de morte de mulheres às mãos dos seus carrascos, maridos/namorados/companheiros, devido a violência doméstica. 
A essas mulheres que sofrem abusos desta natureza e que não denunciam por medo, por si mesmas e pelos filhos e também muitas vezes pelo amor que sentem pelo abusador, contactem a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que saberá aconselhar e ajudar.
Há histórias felizes depois de anos de abuso, o primeiro passo custa a dar, mas libertem-se e principalmente amem-se a vocês mesmas.





segunda-feira, 23 de novembro de 2015

23 ANOS DE TI

Filha, hoje que fazes 23 anos, não pretendo vir com clichés de que sou uma pessoa melhor desde que sou mãe, que mudaste a minha vida, blá blá blá.
Esta mensagem é sobre ti, para ti.
Também era 2ª feira, 17h40, quando saíste de mim, muito pequenina, cara redondinha e eu te achei tão parecida com o avô E.
Lembro-me de te imaginar mulher, de prometer a mim mesma que não seria uma mãe castradora, que nunca poria o peso dos meus sonhos sobre os teus ombros, que tinhas que viver ao sabor dos teus desejos, das tuas ilusões, das tuas frustrações - faz tudo parte desta coisa que é a vida.
Podias ter sido astronauta, professora, malabarista, jardineira, tudo aquilo que quisesses, pois há muitas maneiras de ser feliz.
Tens o tempo todo à tua frente para realizar os teus sonhos e viver uma vida bonita, tens o meu colo para te proteger, tens o meu amor para te confortar, tens o meu apoio para voar, tens o meu abraço para te acalmar, tens-me aqui para ti.
Parabéns, minha filha mulher.


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

DIAS BONS

O dia do Pijama, gosto deles confortáveis e quentinhos nesta época do ano, gosto de repousar à noite no sofá em pijama, para mim, pijama é sinónimo de sopas e descanso, e o que eu gosto de sopa e de descanso, e o que eu gosto de dormir. 
Não esquecendo o mais importante, o seu fim educativo e solidário, um dia feito por crianças para outras crianças mais necessitadas.


Imagem Duane Bryers


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

FIQUEM ATENTOS ÀS LOJAS DOS CHINESES

Quem vos avisa vossa amiga é. Por isso olho bem aberto.
O famoso quadro "Nú deitado" do pintor italiano Amedeo Modigliani, foi vendido pela módica quantia de 170,4 milhões de dólares, qualquer coisa como 158 milhões de euros, tornando-se na obra mais cara de Modigliani e a segunda mais cara de sempre vendida em leilão.
Foi adquirida por um coleccionador chinês, mas, como sabem a vida dá muitas voltas, não se dê o caso do abastado chinês falir e comprar uma lojita aqui em Portugal, onde no meio das velas e dos incensos, dos soutiens, das malas de plástico, dos baldes e das esfregonas, dos casacos, etc., não se vá encontrar esta obra de arte por uma pechincha. 
Eu vou ficar atenta, até porque nas imediações do meu local de trabalho, os únicos sítios de distracção, são precisamente os armazéns chineses.

Nú deitado



quarta-feira, 18 de novembro de 2015

DE MURANO A BURANO

A 1,5 km de Veneza, a ilha de Murano, conhecida pela sua arte em vidro, (em tempos idos os seus habitantes eram as únicas pessoas na Europa que sabiam criar espelhos), mais pequena e não tão bela como Veneza, também é um ponto de interesse a visitar. 
O bilhete diário comprado em Veneza, para o barco - Vaporetto - serve para visitar as várias ilhas da Laguna, e também para andar na própria cidade de Veneza.




A ilha de Burano, assemelha-se a um postal ilustrado, devido à singular pintura das suas casas, cada qual com sua cor, que lhe dá fama, assim como os típicos trabalhos em renda. Mais pequena que Murano, mas muito mais bonita e charmosa que esta.






segunda-feira, 16 de novembro de 2015

VENEZA TI AMO

Não sei se voltarei a Veneza - há tanto para conhecer - por isso, trouxe embrulhado num canto de mim, um pouco da sua beleza, da sua mística, do seu encantamento (estive sempre à espera de ouvir o canto das sereias.)
Veneza fez-me sentir, que a outra margem não é uma miragem, que o outro lado está sempre acessível, está perto, basta querer para o atravessar. 
Todas as viagens são únicas e especiais, mas esta, que assinalou uma data importante da minha vida, numa cidade mais bela do que a tinha imaginado, ficará sempre entranhada naquilo que sou.










sábado, 14 de novembro de 2015

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

HÁ PESSOAS COM MUITA SORTE

Por este lado, Novembro é como se fosse uma corrida de Fórmula 1, sempre abrir, com 4 aniversários para festejar. 
Regressados da segunda lua-de-mel, o homem, faz hoje, sexta-feira 13, mais um ano. Quem nasce a dia 13 só pode ser pessoa de sorte, para mais, casado com a rapariga mais fixe da rua (que por acaso sou eu).
Parabéns, marido da rapariga mais fixe da rua (continuo a ser eu), que contes muitos e bons, tu mereces.



segunda-feira, 9 de novembro de 2015

COMEMORAR

25 Anos de casamento (e alguns dias). Apenas um número, a juntar a outros que fazem parte da minha vida. 25 anos que passaram depressa, que me fizeram mãe, 25 anos em que me fui fazendo mulher aos bocadinhos, sem esquecer a menina que ainda me apetece, às vezes ser. Tantos anos a aprender e a tentar a maneira correcta de dar certo, sem saber bem como, mas, seja qual for tem resultado, com amor, carinho, respeito, amizade, desejo, por vezes com vontade de bater com a porta (que num instante passa), com alegria, com tristeza, com birras, com concessões, com zangas, com mimos. 25 anos, bodas de prata, comemorados aqui contigo R., nesta cidade que parece feita, propositadamente para que todos os dias sejam especiais e únicos. 
Foi bom chegar até aqui, vai ser melhor chegar mais longe, porque contigo a meu lado, tudo se torna mais fácil. 



sexta-feira, 6 de novembro de 2015

GRANDE CHICO


"As pessoas têm medo das mudanças ... eu tenho medo de que as coisas nunca mudem."
                                                            Chico Buarque
                                                                         
                                                               




quinta-feira, 5 de novembro de 2015

LEVEM LÁ O RESTO, É DE BOA VONTADE!

Segundo li nas notícias de hoje, o Governo (Governo? Mas afinal sempre há? Qual Governo? PàF? PóF? PuF? O Costa, ...) aprovou corte de salários com abertura para acertos.
Quanto a mim, funcionária pública, disponho-me já a deixar o resto que me podem gamar levar. Enjoy!
Espero que a abertura sirva.





quarta-feira, 4 de novembro de 2015

OLHA A MAGRA A QUEIXAR-SE!

Título irónico, é verdade, mas não se enervem que a magreza não é de agora, já vem de longas décadas, adiante.
Há dias andei pelas compras, para adquirir uma pecitas de roupa - sim, já que não se pode mudar de cara, mudam-se os trapos, para não enjoar - ora, eu sou uma pessoa baixa e magra, que por norma veste o tamanho S ou XS. 
Pois, tenho a dizer que experimentei muita roupa desses tamanhos, que me estava grande e larga, mas que porra vem a ser esta? Hein? 
Então uma mulher que já ultrapassou os 40 há muito algum tempo, tem que se vestir na secção de criança e parecer a Pippi das Meias Altas? 
Agora, a tendência é a malta andar vestida com tendas de circo? 
Já não é de agora, que me apercebo, da dificuldade que as pessoas muito magras ou muito gordas, têm, em arranjar roupa com a qual se sintam confortáveis e adequada para o seu tamanho.
Eu não gosto de vestir roupa muito larga, pareço a filha mais nova do palhaço pobre, à excepção de alguns modelos de vestidos, gosto de sentir a roupa justa ao corpo, não gosto de ir buscar o fecho lateral duma saia na parte da frente ou de trás, não gosto de constantemente caminhar para a costureira com roupa nova, porque tudo me fica largo - e por tudo, leia-se o tal XS e S.
Quero lá saber de modas, quero vestir aquilo de que gosto, e com o qual me sinta bem, ou seja, o que é apropriado para o meu corpo.
Senhores da indústria têxtil, vejam lá se começam a atinar, que uma pessoa quer gastar a resma de euros que lhe sobram ao fim do mês, e vosselências não permitem, e nesse caso vou ser obrigada a investir em offshores!


segunda-feira, 2 de novembro de 2015

TENHO UM PROBLEMA GRAVE


Às segundas-feiras só me apetece isto!
Só me falta mesmo a borboleta, tenho a cama de rede e a vontade, ... agora noto, também me falta tempo!
Imagem via Pinterest